Canyons Itaibezinho e Fortaleza
(Cambará do Sul, 07 e 08 de setembro de 2002)

                Viagem de confraternização da família Ecobé, em comemoração aos dois anos da nossa Ong. O destino foi Cambará do Sul, onde conhecemos ou revemos (para quem já esteve lá) os campos de cima da serra e seus canyons, uma das mais belas paisagens do nosso Rio Grande.
                Os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, destaca-se por sua beleza cênica onde se pode encontrar campos de gramíneas nativas, banhados, capões de mata de araucária e ainda observar os seus canyons. Resultado de derrames basálticos ocorridos no período jurássico, a região é o divisor dos Campos de Cima da Serra com o litoral e dos Estados do RS e SC.
                Com exceção das encostas mais íngremes, dos paredões a pique e dos lugares periodicamente inundados, a Mata Pluvial da Encosta Atlântica, reveste a área dos parques localizada em Santa Catarina. Ricamente representado por mamíferos e diversas espécies de árvores, as que mais se destacam são: graxaim-do-mato, lobo guará, puma americano, jaguatirica, veado-campeiro, ouriço, gambá, cuíca, jupati, macaco-prego, bugio, tatu-mulita, dentre outros. Aves: gavião-pato, gavião-pega-macaco, águia cinzenta, urubu-rei, gralha-azul, cuiu-cuiu, papagaio do peito roxo, carucaca, perdizes, marreca, entre outras.

                Canyon Itaibezinho
                Está situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra que possui uma área de 10.250ha. É um imenso canyon de 5.800 metros de extensão e uma largura respectivamente de 600 metros a 2.000 metros, na sua porção mediana e abertura, sua profundidade máxima é de 720 metros, com paredes amareladas e avermelhadas cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa, característica da região, e é cercada de pinheiros nativos. O rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata "Andorinhas" de uma beleza sem igual. No azulado do canyon, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina. Itaimbezinho: nome proveniente do Tupi Guarani. Ita = pedra / Aimbé = afiado, penedo, penhasco

                Canyon Fortaleza
                Está situado no Parque Nacional da Serra Geral que possui uma área de 17.500ha. O nome Fortaleza deve-se à configuração do terreno talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte com suas pontes e torres. O canyon dista 23 Km da sede e suas escarpas atingem, em alguns lugares, 800 metros de altura. A vegetação verde escura que se vê agarrada às rochas, ao fundo, é constituída de colossais folhas chamadas de "abóboras do diabo" e chegam a medir 1,50 m de diâmetro. A cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d'água do conjunto de cascatas que se pode ver num ângulo bastante raro. As pedras permitem que se vá até o meio das águas. Localizada numa das laterais do canyon, está a "Pedra do Segredo", um bloco monolítico de 5 m de altura, que está apoiada numa pequena base.

 

Canyon Itaibezinho


Canyon Itaibezinho


Canyon Itaibezinho


Canyon Itaibezinho - Cascata Véu da Noiva e Cascata da Andorinha


Acampamento Ecobé


Acampamento Ecobé


Acampamento Ecobé



Canyon Fortaleza


Canyon Fortaleza


Canyon Fortaleza


Canyon Fortaleza

 
Canyon Fortaleza - Pedra do Segredo


Canyon Fortaleza - Cascata do Tigre Preto


Canyon Fortaleza