ECOARTIGOS


BLOG REFÚGIO DA VIDA SELVAGEM E PROJETO GATOS DO MATO BRASIL, DE JAIME DIEHL

A ECOBÉ reproduz abaixo contato do Sr. Jaime Diehl, que desenvolve um belíssimo trabalho na identificação de animais silvestres na região do Vale do Taquari. Seu blog traz fotografias e vídeos de seus achados. Divulgue e apoie você também esta ideia!

Acesse seu blog: http://www.refugiovidaselvagem.blogspot.com.br/

"Olá, meus amigos.

Quando em tempos passados passei a "desentocar" os animais silvestres que habitam as matas dos morros dos arredores da Lagoa da Harmonia, fiquei admirado com a diversidade da fauna que resiste nessa área.

Logo a admiração tomou ares de preocupação à medida que buscava informações inerentes às espécies que registrava com minhas câmeras automáticas. A grande maioria dos animais que localizei sofre algum tipo de ameaça real de extinção.

Para destacar: Extinção é para sempre!

Além de representar uma grande perda para a biodiversidade, levar uma espécie à extinção é, no mínimo, imoral.

Todos os animais silvestres merecem atenção no aspecto conservação. Mas a própria Biologia de Conservação nos mostra que, concentrando esforços em espécies-chave, promovemos a conservação das demais espécies por tabela.

Geralmente as espécies-chave são da ordem carnívora, como felídeos e canídeos. Na nossa região habitam indivíduos das duas famílias e merecem destaque o graxaim (canídeo) e os gatos do mato (felídeos).

Embora o graxaim não desmereça cuidados, seu status de conservação até o momento não é preocupante. Mas com os gatos do mato a história fica crítica! As três espécies de felinos que registrei estão ameaçados na categoria vulnerável, ou seja, correm risco de desaparecerem a médio prazo. Isso se não mudarem de categoria na revisão do "Livro Vermelho" previsto para esse ano.

Não é minha presunção salvar todos os gatos do mato do Vale do Taquari, mas decidi fazer minha parte no esforço de conservação dos mesmos.

Já mantenho meu blog com informações dos animais que registro e agora estou confeccionando um adesivo que foca na preservação dos felinos silvestres. O adesivo virá acompanhado de um folheto contendo fotos e descrição de todas as seis espécies de gatos do mato que ocorrem em território brasileiro.

Enfim, gostaria de pedir uma "mãozinha", para quem estiver disposto, para levar adiante essa ideia.

Abraços.

--
Jaime Diehl
Teutônia - RS
"