Área de Proteção Ambiental - APA
Projeto de criação de uma Unidade de Conservação no Morro Gaúcho, em Arroio do Meio, a fim de recuperar os danos ambientais já causados aos ecossistemas locais e de preservar a fauna e flora nativas ainda existentes e ameaçadas de extinção, bem como propor esclarecimentos e sugestões úteis a seus moradores.
Educação Ambiental
Ação contínua que busca sensibilizar as pessoas a pensar a ecologia como um modo de viver e agir no cotidiano, sobretudo no que diz respeito as relações do ser humano consigo, com o ambiente e com os outros seres.
Agroecologia
Divulgação da agroecologia como garantia de uma alimentação saudável e como fonte alternativa de renda, através da valorização da produção de alimentos sem agrotóxicos. A Ecobé é uma das entidades integrantes da AAVT - Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari, e vem prestando apoio aos Agricultores Ecologistas de Forqueta - Arroio do Meio.
Arborização
Acreditando que o direito de uma vida saudável deva estar acima de quaisquer considerações, incentivamos o plantio e a preservação das árvores, tão importantes para o equilíbrio físico e emocional das pessoas. A Ecobé participou, em 2008, da elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de Lajeado.
Representação junto aos Conselhos de Meio Ambiente
Como Associação de defesa de nosso ambiente, contamos com representantes nos Conselhos Municipais do Meio Ambiente de Arroio do Meio (CODEMAM) e Lajeado (CONDEMA), participando assim das discussões sobre políticas ambientais.
Representação junto ao CODEVAT e ao Comitê de Bacia
A Ecobé passou a integrar, em 2012, o CODEVAT - Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari. e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, aumentando assim sua abrangência em discussões e ações.

Além das atividades de cada linha de ação, a Ecobé realiza reuniões de estudo, com palestrantes especialistas em determinado assunto e saídas à campo.