ECOARTIGOS


POR QUE CONSUMIR ORGÂNICOS?

A agricultura moderna que se baseia no uso de adubação químico-sintética, sementes transgênicas e agrotóxicos, provoca destruição do meio ambiente e traz malefícios à nossa saúde. Se os alimentos estão contaminados é porque é usado cada vez mais agrotóxico. Hoje o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e um dos motivos é o aumento continuado de pragas e doenças nas lavouras. O meio ambiente está desequilibrado, e quanto maior é o desequilíbrio, mais veneno se usa, num círculo vicioso que piora a saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores.

Preocupados com isso, os consumidores procuram alimentos mais saudáveis; limpos. Visando-se dar uma resposta a isso, busca-se hoje resgatar práticas da agricultura tradicional antiga das pequenas propriedades, com maior variedade de produtos, com técnicas que pouco agrediam o meio ambiente, com fertilizantes naturais e nenhum agrotóxico. Mas, além deste resgate, faz-se uso dos conhecimentos inovadores da agroecologia para, assim, chegar à produção do alimento chamado de “ecológico” ou “orgânico”.

Além de ser melhor para o consumidor, na produção ecológica também o meio ambiente sai ganhando, pois preservam-se os recursos naturais, valorizam-se as espécies nativas de plantas e animais (biodiversidade), respeitam-se os ciclos biológicos e preocupa-se com a recuperação e conservação do solo e da água. Além disso, preocupado com a saúde de quem consome, na produção orgânica não são usados nem hormônios nem transgênicos. O alimento orgânico tem, então, um valor diferente do convencional, sendo um produto saudável, que garante a segurança alimentar e preserva o meio ambiente. Ao consumir tais produtos, estamos promovendo um benefício a nossa saúde e ao meio ambiente e, também, ajudamos a melhorar a vida dos pequenos produtores rurais, valorizando o seu trabalho
.

Prefira alimentos orgânicos:
* São mais saborosos;
* São melhores para o meio ambiente;
* Evitam problemas de saúde originados pelo consumo de substâncias químicas tóxicas;
* Preservam a fertilidade do solo, a qualidade da água e a vida silvestre, bem como os demais recursos naturais;
* São mais nutritivos;
* Seu sistema de produção respeita as leis da natureza e as diferentes épocas de safra;
* O manejo agrícola respeita os direitos de seus trabalhadores.

Ecobé – a ONG que quer vida longa para a natureza do Vale do Taquari