ECOARTIGOS


REDUÇÃO DO USO DO PLÁSTICO: UMA NECESSIDADE QUE SE IMPÕE

O uso do plástico como embalagem de alimentos vem crescendo. De certa forma, embalagens plásticas são consfortáveis para quem consome. Ecologicamente falando, porém, elas não são nada boas, por dois motivos principais:

Em primeiro lugar, porque o plástico faz mal à saúde das pessoas. Os plásticos contaminam os alimentos. Imaginava-se, até pouco tempo, que os plásticos eram inertes (como o vidro, por exemplo). Mas isso não é verdade. Várias substâncias do plástico transferem-se para o alimento. Quanto maior o tempo de contato, maior a contaminação. Não é à toa que sentimos um sabor diferente do normal quando ingerimos produtos que ficaram muito tempo embalados em plástico. A maioria dessas substâncias são nocivas à saúde. O livro "Futuro Roubado" relaciona várias dessas substâncias, que agem sobre os animais, sendo capazes de alterar o funcionamento corporal, gerando problemas reprodutivos (algumas com efeitos iguais aos de hormônios femininos), imunológicos, de crescimento, de comportamento, de memória e outros.

Em segundo lugar, porque os plásticos não são materiais de boa reciclagem. Vários estudos mostram que os plásticos reciclados são inferiores aos originais ou, então, o processo de reciclagem é tão caro que se torna inviável. Os filmes plásticos (material dos sacos e sacolas) praticamente não são recicláveis. Isso tudo significa que, mesmo havendo algum reaproveitamento, o plástico vai acabar virando lixo, aumentando esse já enorme problema que temos em nosso planeta
.

E o que fazer frente a isso? As entidades ambientalistas têm se empenhado em sensibilizar a população no sentido da redução do uso do plástico. Várias alternativas estão se consolidando: podemos dar preferência à alimentação natural, dispensando produtos que só venham embalados em plástico, ou dar preferência a outras embalagens de melhor qualidade como o papel (erva-mate, farinhas, biscoitos etc.), o vidro (bebidas, temperos, geleias, doces, picles, mel etc.), ou o metal (bebidas, azeite etc.), que, além de tudo, mantêm melhor o sabor original dos alimentos.

Ecobé – a ONG que quer vida longa para a natureza do Vale do Taquari